terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

" THE BANGLES "


The Bangles é uma banda estado-unidense de rock composta somente por mulheres, seguindo a linha traçada pelas The Go-Go's no início dos anos 1980. Formada em Los Angeles, Califórnia em 1981 como The Supersonic Bangs, teve o nome posteriormente comprimido para The Bangs. Foram novamente forçadas a mudar seu nome para The Bangles por causa de uma banda de Nova Jersey com o nome The Bangs.
A formação original da banda era Susanna Hoffs (guitarra e vocal), Debbi Peterson (bateria, vocal e baixo) e Vicki Peterson (guitarra, vocal e baixo). Gravaram o single Getting out of Hand. Annette Zilinskas assumiu o baixo em 1982, também tocando harmonica. Essa formação lançou o EP The Bangles no mesmo ano. Zilinskas deixou a banda no ano seguinte, sendo substitída por Michael Steele, anteriormente da banda The Runaways. Zilinskas posteriormente lançaria álbuns com as Blood on the Saddle e Ringling Sisters.

O primeiro álbum da banda foi All Over The Place (1984), atraindo a atenção de Prince, que escreveu a canção Manic Monday para o grupo, que se tornou um grande sucesso do músico. O álbum seguinte Different Light (1986) foi melhor produzido que o anterior, e, com a ajuda do hit Walk like an Egyptian, levou a banda às grandes rádios e MTV. Houve conflitos na banda após a mídia nomear Hoffs como a vocalista líder do grupo.

O álbum de 1988 Everything também foi um grande sucesso da banda, incluindo a balada Eternal Flame, mas o relacionamento da banda estava cada vez mais abalado, tendo levado ao fim da banda logo após, com Hoffs iniciando uma carreira sole e Vicki Peterson entrando em turnê como membra do The Go-Go's e Continental Drifters.

Hoffs lançou o álbum solo When You're a Boy, produzido pelo ex-produtor das Bangles David Kahne. O álbum resultou em um hit My Side of the Bed, não muito sucedido, resultando na saída de Hoffs da Columbia. Seu segundo álbum solo Susanna Hoffs, lançado em 1996, obteve críticas positivas, mas foi fraco comercialmente. Hoffs se casou com o diretor de filmes Jay Roach (diretor de Austin Powers).

Em 2000 a banda foi reformulada para turnês em 2001 e 2002, tendo sido produzido um álbum de inéditas, Doll Revolution. O álbum continha canções como Stealing Rosemary, Ride the Ride, Nickel Romeo e o single Something That You Said, lançado em 2003. A faixa titulo foi escrita pelo músico Elvis Costello. A versão japonesa do álbum ainda apresentada faixas bônus do primeiro álbum da banda.

Em maio de 2005 a banda anunciou a saída de Michael Steele, tendo sido substituída por Abby Travis no baixo durante o resto da turnê.