sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"STRAY CATS"


Stray Cats é uma banda de rockabilly formada em 1979 pelo guitarrista/vocalista Brian Setzer e seus colegas de escola Lee Rocker (Leon Drucker) e Slim Jim Phantom (James McDonnell). O grupo teve vários sucessos no Reino Unido e nos Estados Unidos no começo dos anos 80.
Depois de sua primeira separação em 1984, a banda vem reunindo-se esporadicamente; mais recentemente em 2004, lançando Live in Brixton, álbum de versões ao vivo de muitas de suas primeiras canções.
Os Stray Cats foram formados na cidade de Massapequa, Long Island. O seu som retro, estilo anos 50, não agradou muito ao público. No verão de 1980 o grupo decidiu partir para a Inglaterra, onde o movimento revival do rockabilly
estava começando a emergir.
Depois de um espectáculo em Londres, os Stray Cats encontraram-se com o produtor Dave Edmunds, conhecido como um entusiasta das raízes do rock por seu trabalho com a Rockpile e como artista solo. Edmunds ofereceu-se para trabalhar com o grupo, e eles entraram em estúdio para gravar um álbum homónimo, lançado na Inglaterra em 1981 pela Arista Records. O sucesso do disco foi imediato e o mesmo produziu três êxitos: "Runaway Boys", "Rock This Town" e "Stray Cat Strut". O álbum seguinte, Gonna Ball, não foi tão bem recebido, tendo sido marcado por fortes críticas negativas. Os Stray Cats decidiram retonar aos Estados Unidos e divulgar seu trabalho por lá.

Retorno aos E.U.A

Os Stray Cats assinaram contrato com a EMI America, e em 1982 lançaram seu álbum de estréia norte-americano, Built for Speed, uma compilação dos
seus dois LPs britânicos.
Ajudados por uma divulgação maciça na recém-lançada MTV, "Rock This Town" e "Stray Cat Strut" chegaram ao Top Ten norte-americano, mais de um ano depois de aparecerem nos escaparates britânicos. Como resultado, Built for Speed foi um grande sucesso, e os Stray Cats passaram a ser vistos como mestres do estilo retro. O seu segundo álbum norte-americano, Rant n' Rave With the Stray Cats, foi lançado em 1983 e produziu outro êxito no Top Ten com "(She's) Sexy + 17", assim como um sucesso menor com a balada estilo doo-wop "I Won't Stand in Your Way".
Conflitos pessoais começaram a surgir causados pela maneira como os músicos lidaram com o sucesso; Phantom casou-se com a atriz Britt Ekland, enquanto Setzer fazia participações especiais com astros como Bob Dylan e Stevie Nicks, além de se tornar guitarrista do projeto The Honeydrippers de Robert Plant. No fim de 1984, Setzer acabou com a banda depois de várias alterações.
Em 1986 os Stray Cats reuniram-se novamente em Los Angeles, gravando um álbum de covers chamado Rock Therapy, que não vendeu muito bem.
O trio voltou aos seus respectivos projetos pós-Stray Cats, lançando álbuns de pouco sucesso. Em 1989, eles reuniram-se mais uma vez para lançar Blast Off, que foi acompanhado por uma digressão com Stevie Ray Vaughan. Abandonando a EMI, a banda entrou em estúdio com Nile Rodgers para gravar Let’s Go Faster, lançado pela Liberation em 1990. Depois de mais um álbum de covers, Original Cool, de 1993, o grupo separou-se novamente.
Apesar da pouca repercussão de seus álbuns nos anos 90, o grupo reúne-se periodicamente para apresentações ao vivo.

Discografia

Stray Cats (1981)
Gonna Ball (1981)
Built for Speed (1982)
Rant N' Rave with the Stray Cats (1983)
Rock Therapy (1986)
Blast Off! (1989)
Let's Go Faster! (1990)
Choo Choo Hot Fish (1992)
Original Cool (1993)
Rumble in Brixton (2004)

Singles

1980 "Runaway Boys"
1981 "Rock This Town"
1981 "Stray Cat Strut"
1981 "The Race Is On"
1981 "You Don't Believe Me"
1983 "(She's) Sexy And 17"
1983 "I Won't Stand In Your Way"
1989 "Bring It Back Again"

"ECHO & THE BUNNYMEN"


Echo & the Bunnymen é uma banda inglesa de pós-punk formada em Liverpool, em 1978. Entre suas influências destacam-se The Beatles, The Velvet Underground e The Doors. Bandas influenciadas incluem The Jesus and Mary Chain, The Mission e Interpol.
As origens da banda remontam ao final dos anos 70, quando Ian McCulloch, Pete Wylie e Julian Cope formam os The Crucial Three. Em 1977, Wylie e Cope deixam o grupo para criar os Teardrop Explodes e os Whah!, respectivamente.
Em 1978, McCulloch, juntamente com Will Sergeant, criam o duo Echo, utilizando uma caixa de ritmos em substituição da bateria. No mesmo ano, o baixista Les Pattinson junta-se à banda, e realizam o seu primeiro concerto ao vivo no clube Eric, em Liverpool, com o nome Echo & The Bunnymen.
No ano seguinte, em 1979, a banda lança o primeiro single, Pictures on My Wall, e o sucesso deste dá-lhes um contrato com a editora Korova. O baterista Pete de Freitas entra para o grupo.

Em 1980, gravam o primeiro álbum de originais, Crocodiles que, juntamente aos dois trabalhos seguintes, Heaven Up Here e Porcupine, lhes trás reconhocimento. Porcupine chega ao #2 das tabelas do Reino Unido.
O álbum de 1984, com o single Killing Moon, entra, mais uma vez, para o Top Ten das tabelas, atingindo a quarta posição, no Reino Unido,
e entrando para o Top 100, nos EUA.
Três anos depois, os Echo & the Bunnymen lançam novo álbum que atinge a posição #51 nos EUA, o melhor lugar até à data, e o quarto lugar no país natal. No entanto, o álbum não apresenta nenhuma evolução nos trabalhos da banda, e McCulloch abandona o grupo para trabalhar a solo. Em 1989 edita Candleland, e no ano seguinte Mysterio. Neste período, Noel Burke substitui McCulloch nos vocais, e lançam Reverberation.
Em 1994, McCulloch forma os Electrafixion com Will Sergeant. Mais tarde, em 1997, é a vez de Pattinson se juntar, e de novo reúnem os Echo & the Bunnymen.

Integrantes Formação original

Ian McCulloch - vocal
Will Sergeant - guitarra
Les Pattinson - baixo
Pete de Freitas - bateria

Outros integrantes

Mark Fox - bateria
Noel Burke - vocal (em Reverberation)
Damon Reece - bateria
Jake Brockman - guitarra e sintetizador

Discografia

1980 - Crocodiles
1981 - Heaven Up Here
1983 - Porcupine
1984 - Ocean Rain
1987 - Echo & the Bunnymen
1990 - Reverberation (Com Noel Burke nos vocais)
1997 - Evergreen
1999 - What Are You Going to Do with Your Life?
2001 - Flowers
2002 - Live in Liverpool
2005 - Siberia
2006 - Me, I'm All Smiles (Live)
2009 - The Fontain

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"RICK JAMES & SMOKEY ROBINSON"

Rick James foi um aluno do estilo e da música de James Brown,Junto com outro expoente da musica da Motown, Smokey Robinson,eles fariam em 1983 um dueto que ficaria para sempre na historia da música POP mundial.

Rick James (1 de fevereiro de 1948 - 6 de agosto de 2004) era um cantor, compositor e produtor norte-americano de funk e soul. Seu nome de batismo era James Johnson, Jr. e nasceu na cidade de Buffalo, estado de Nova York.
James era o terceiro de oito filhos de um ex-dançarino que trabalhava na indústria automobilística. Era sobrinho de Melvin Franklin, vocalista do grupo The Temptations. Com 15 anos, James ingressou na Reserva Naval. Quando isto passou a interferir em sua carreira musical, ele começou a faltar nos treinamentos no quartel aos finais de semana. Ele foi considerado "ausente sem permissão" do serviço militar e fugiu para Toronto, no Canadá. Lá, ele continuou sua carreira musical e formou uma banda chamada The Mynah Birds, a qual tinha também Neil Young e Bruce Palmer como integrantes. Os processos voltaram a rondá-lo quando seu sucesso o levou de volta aos Estados Unidos, onde foi preso e cumpriu pena por deserção. Depois de solto, James passou algum tempo no Reino Unido, onde integrou um grupo chamado Main Line. Em 1977 ele retornou aos EUA e foi trabalhar com a gravadora Motown, no início como compositor, depois como cantor e produtor. James foi mais produtivo no fim dos anos 70 e início dos 80. Foi cantor, tecladista, baixista, produtor, arranjador e compositor. Tocava principalmente com a sua banda, a Stone City Band.
O primeiro sucesso de James foi You And I, uma gravação de 8 minutos em seu primeiro álbum, de 1978, Come Get It, do qual fazia sua parte sua ode à marijuana chamada simplesmente Mary Jane.
Em 1979 James lançou 2 álbums: Bustin' Out Of L Seven, em janeiro e Fire It Up na segunda metade do ano. Depois do pouco brilhante álbum Garden Of Love de 1980, gravou um álbum conceitual chamado Street Songs. Este incluiu seu grande sucesso Super Freak (o qual serviu posteriormente como melodia de fundo para a música "U can't touch this" de MC Hammer, em 1990). Outros sucessos do disco incluíam Give it to Me Baby e Ghetto Life (no mesmo álbum), e ainda Teardrops, Cold Blooded, 17 (Seventeen), You Turn Me On e Glow, seu último sucesso de Rhytm'n'Blues (R&B), em 1985. Além disso, ele ajudou a lançar a cantora branca de R&B Teena Marie e também o grupo Mary Jane Girls.

Mas era o lado obscuro da vida de James que ofuscava sua carreira. Era um consumidor ocasional de drogas, viciado principalmente em cocaína. Em 1993, James foi acusado de assaltar duas mulheres para comprar droga. Passou dois anos na prisão, porém isto não o impediu de continuar compondo. Foi libertado em 1995.
James tentou retornar em 1997, porém sofreu um pequeno derrame durante um concerto em Denver, que pôs um fim em sua carreira musical, apesar de sua última performance ter sido em 2004 no BET Music Awards.
Desconhecido de muitos, James tinha inúmeros fãs. Ele procurava conhecê-los e agradecer o seu apoio a ele. Bandas que se beneficiaram disso incluem, dentre outras, The University of Waterloo Funk Kings, Hell's Funk e J Funk and Funkalicious Five.
Antes do derrame, James foi entrevistado para uma série de tv chamada Behind The Music (Por Trás da Música), e pela primeira vez falou abertamente sobre o vício e sua batalha contra as drogas.
James foi encontrado morto por um empregado em 6 de agosto de 2004, em sua casa em Los Angeles. James morreu de falência cardíaca e pulmonar, tendo como complicadores o diabetes e o derrame cerebral. Tinha ainda um marcapasso. Na época de sua morte, estava a trabalhar em sua autobiografia, Confessions Of A Superfreak, assim como em um novo álbum. Tendo sido casado e posteriormente divorciado, deixou três filhos, Tazman James, Ty James, e Rick James Jr., e duas netas.
Agendado para lançamento entre setembro e outubro de 2004 o DVD Rick James: Rockpalast Live, que apresenta um concerto de 1982 gravado em Essen, Alemanha.
William "Smokey" Robinson, Jr. (nascido em 19 de fevereiro de 1940) é um cantor, compositor e produtor de R&B e soul norte-americano.




Discografia

Come Get It (1978)
Bustin' Out of L Seven (1979)
Fire It Up (1979 in music)
Garden of Love (1980)
Street Songs (1981; relançado em 2001 em edição de luxo)
Throwin' Down (1982)
Cold Blooded (1983)
Reflections (1984)
Glow (1985)
The Flag (1986)
Wonderful (1988)
Bustin' Out: The Very Best of Rick James (1994)
Urban Rapsody (1997)
Anthology (2002)

sábado, 4 de dezembro de 2010

"MANOWAR"


Manowar é uma banda dos Estados Unidos de heavy metal, formada em 1980,
que tem como líderes o baixista Joey DeMaio e o vocalista Eric Adams.
O Manowar se destaca entre as maiores bandas de Metal do mundo.
Entraram para o Guiness Book após fazer o concerto com o volume mais alto já registrado: 129,5 decibéis.
A banda surgiu em 1980, quando o baixista Joey DeMaio, que fazia um projeto com o vocalista Ronnie James Dio, perdeu a parceria do mesmo, pois Dio fora chamado para atuar como vocalista da banda Black Sabbath, e assim DeMaio correu em busca de uma nova formação. O Manowar lançou o seu primeiro e clássico álbum Battle Hymns em 1982. A formação na época consistia em Eric Adams (vocal), Joey DeMaio (baixo) - ambos no grupo até hoje - além de Ross The Boss (guitarra, que permaneceu até o lançamento de Kings of Metal, 1988) e Donnie Hamzik (bateria, que gravou o primeiro álbum e só retornou em 2009). Scott Columbus assumiu as baquetas e permaneceu até 2008, embora não tenha gravado o disco The Triumph of Steel, gravado por Rhino que fez também atuações ao vivo entre 2008 e 2009.
A característica marcante da banda, além de sua polêmica auto-promoção é seu discurso em prol do verdadeiro heavy metal, sua temática epica e lírica que mistura temas como mitologia nórdica, mulheres, velocidade, guerras, honra, glória, e que os seus fãs são os melhores e mais dedicados do mundo. Musicalmente, a banda executa o Heavy Metal Tradicional, com influências de Power Metal, além de serem os criadores do estilo True Metal, uma variável do Heavy Metal. O Manowar detém ainda o seu nome inscrito no Guiness Book of Records como o grupo que conseguiu atingir o som mais alto jamais tocado em palco (sendo o mesmo comparado ao som emitido pela turbina de um Boeing na altura de levantar voo).
Recentemente o grupo lançou o dvd The Day the Earth Shook - The Absolute Power em 2006, e em 2007 lançou o Live Kavarna, que contem mais de tres horas de show, o mesmo adentrou ao Guiness Book. Recentemente a banda quebrou seu próprio recorde, em um show que durou cinco horas e um minuto.
Eles prometeram gravar uma série de discos denominada "The Asgard Saga", iniciando com Thunder in the Sky (2009). Mas enquanto não dão seguimento a esse projeto, fizeram a regravação do clássico de 1982, Battle Hymns, lançado novembro de 2010. O álbum chama-se Battle Hymns MMXI.
Manowar se destaca entre as maiores bandas de Metal do mundo e já vendeu mais de 9 milhões de cópias em todo o mundo.

Discografia



1982 - Battle Hymns
1983 - Into Glory Ride
1984 - Hail to England
1984 - Sign of the Hammer
1987 - Fighting the World
1988 - Kings of Metal
1992 - The Triumph of Steel
1996 - Louder than Hell
2002 - Warriors of the World
2007 - Gods of War
2009 - Thunder in the Sky (EP)
2010 - Battle Hymns MMXI

Álbuns ao vivo

1997 - Hell on Wheels
1999 - Hell on Stage
2007 - Gods of War Live

Compilações

1992 - Manowar Kills
1994 - The Hell of Steel: Best of Manowar
1997 - Anthology
1998 - The Kingdom of Steel
1998 - Steel Warriors

Singles

1988 - "Herz Aus Stahl"
1996 - "Courage Live"
1996 - "Trilogy/The Fight for Freedom"
2003 - "Dawn of Battle"
2005 - "King of Kings" (incluído em Hell on Earth Part IV)
2006 - "The Sons of Odin" (primeiro EP)
2007 - "Gods of War"
2008 - "Die with honor"

Videografia

VHS/DVDs

1993 - Secrets of Steel (VHS)
2001 - Hell on Earth Part I (DVD)
2002 - Fire and Blood (DVD) (2002)
2002 - Warriors of the World United (mini DVD/CD)
2003 - Hell on Earth Part III (DVD)
2005 - Hell on Earth Part IV (DVD)
2006 - The Day the Earth Shook - The Absolute Power (DVD)
2007 - Live Kavarna (DVD)
2009 - Hell on Earth Part V (DVD)

Formação

Eric Adams - vocal (desde 1980)
Joey DeMaio - baixo, guitarra, teclado e violão (desde 1980)
Karl Logan - guitarra, teclado e violão (desde 1994)
Donny Hamzik - bateria (1981-1983, 2009-)

Ex-integrantes

Ross The Boss - guitarra (1980-1988)
David Shankle - guitarra (1989-1993)
Carl Canedy - bateria (1980)
Kenny Earl "Rhino" Edwards - bateria (1990-1994, ao vivo 2008-2009)
Scott Columbus - bateria e percussão (1983-1990, 1994-2008)