sábado, 27 de agosto de 2011

"BLIND GUARDIAN"


Blind Guardian é uma banda de power metal formada em meados da década de 1980 em Krefeld, na Alemanha. Antes de adotarem o nome Blind Guardian, os músicos da formação original lançaram duas demos com o nome Lucifer's Heritage, em 1985 e 1986.
Os membros da banda são: Hansi Kürsch como vocalista, André Olbrich e Marcus Siepen são os guitarristas e na bateria Frederik Ehmke. A banda geralmente busca inspiração para suas músicas na cultura medieval, nas mitologias nórdica e grega e nas obras de J. R. R. Tolkien.
Com o nome de Lucifer's Heritage, formada em 1984 pelos mesmos integrantes da banda que viria a se chamar Blind Guardian, foram lançadas duas demos: o primeiro, intitulado Symphony of Doom, veio no ano de 1985; o segundo foi Battalions of Fear, de 1986. O primeiro contrato de gravação foi assinado com a No Remorse Records, um selo pequeno e independente. A banda teve apenas duas semanas para lançar a versão oficial de Battalions of Fear. Foram feitos oito shows para esta primeira turnê, todos ao lado da banda Grinder, que havia lançado o seu debut no mesmo ano. Os shows tinham em média 200 pessoas, e a partir daí o público só viria a aumentar.
Dessa vez teriam uma semana a mais para a gravação e ainda contaram com a participação de Kai Hansen, que havia se interessado pelo trabalho da banda.
O resultado foi Follow the Blind, mais pesado que seu antecessor, sob forte influência da banda de thrash metal Testament. O álbum inclui também um cover de "Barbara Ann", da banda norte-americana Beach Boys, e outro de "Don't Break The Circle" da banda inglesa Demon. Não foi feita turnê para este álbum pois André e Marcus estavam de Serviço Militar, contudo conseguiram fazer algumas apresentações em fins-de-semana. A média nesses shows era maior em relação ao álbum anterior.
Com o início da década de 1990, a banda entra novamente em estúdio com o produtor Kalle Trap (o mesmo dos álbuns anteriores). Kai Hansen participa mais uma vez do álbum, fazendo duetos com Hansi. A capa foi feita por Andreas Marschall, e todas as seguintes seriam feitas por ele. Então Tales from the Twilight World é lançado. Dessa vez foram feitas três semanas de turnê, na qual a banda tocou pela primeira vez fora de seu país, indo para Áustria e Hungria. O grupo foi acompanhado, dessa vez, pelo Iced Earth. Juntamente com Jon Schaffer — líder e fundador do Iced Earth — Kürsch viria a formar o Demons & Wizards.
O selo No Remorse Records estava falindo e a distribuição dos CDs já era feita pela Virgin Records. O grupo decidiu, então, mudar de gravadora, assinando com a Virgin. Deu-se início às gravações do novo álbum, Somewhere Far Beyond. A participação de Kai Hansen novamente se fez presente neste CD. O resultado é um álbum divisor de águas para a banda. Está presente nesse álbum um dos maiores sucessos da banda: "The Bard's Song (In The Forest)". Foram pela primeira vez para fora do continente europeu, realizando dois shows em Tóquio. Foi decidido que ocorreria a gravação do primeiro álbum ao vivo, intitulado Tokyo Tales. Esse foi o último álbum com o produtor Kalle Trapp, que seria trocado por Flemming Rasmussen, pois já não oferecia um trabalho interessante à banda.
Dois anos depois são lançados dois singles, "Bright Eyes" e "A Past and Future Secret", anunciando o próximo álbum da banda: Imaginations from the Other Side. A turnê envolveu todos os países europeus e muitos foram repetidos.
Durante os anos seguintes foram feitos vários singles com covers e versões alternativas para as músicas dos álbuns anteriores. O ápice deu-se com o lançamento do The Forgotten Tales, que traz as covers antes feitas e versões variadas de outras músicas da banda.
Para o próximo álbum, Hansi decidiu deixar o baixo e dedicar-se apenas aos vocais. Para substituí-lo foi recrutado Oliver Holzwarth (das bandas Sieges Even e Val Paraíso). A posição de baixista ainda continua em aberto, pois Hansi planeja voltar a ela um dia, assim Oliver é considerado um músico convidado apenas.
Em 1998 foi lançado o single "Mirror Mirror". Poucos meses depois o álbum Nightfall in Middle-Earth foi lançado, sendo inteiramente baseado no livro O Silmarillion do escritor inglês J. R. R. Tolkien. E nesta turnê a banda foi para a América, passando pelo Brasil. Participar de grandes festivais, como Wacken Open Air, Metal Gods, Metalfest, Bang You Head, tornou-se comum para a banda.
Três anos depois surge o single que anteciparia o direcionamento musical tomado pela banda: "And Then There Was Silence". Um ano depois, em 2002, o álbum foi lançado, com o nome de A Night at the Opera. Dessa vez o tema da maioria das músicas seria a Guerra no Oriente Médio e a Guerra de Tróia. Nesta turnê foram conseguidos resultados satisfatórios nos Estados Unidos e no Reino Unido, lugares onde bandas de metal alemão geralmente não fazem sucesso.
Um single foi lançado para a música "The Bard's Song (In the Forest)", que ganhou uma nova versão; o single ainda contem três registros ao vivo da mesma e um clip de estúdio.
No mesmo ano da turnê é lançado um novo álbum ao vivo, intitulado Live, dessa vez duplo, e com gravações do mundo todo. Neste mesmo ano ocorreu um festival idealizado pela banda (Blind Guardian Open Air), e tal evento foi escolhido como palco para a gravação de um DVD duplo (o primeiro da banda), que foi intitulado Imaginations Through the Looking Glass, lançado na metade de 2004.
O ano de 2005 começou com novidades, pois Hansi anunciou no website oficial da banda que naquele ano seria lançado um novo álbum de estúdio (A Twist in the Myth) e também um álbum de músicas orquestradas, um projeto com André. No mês de julho foi anunciada a saída do baterista Thomen Stauch devido a desavenças com relação ao novo som que a banda estava criando e para levar o seu próprio projeto. O substituto de Thomen foi Frederik Ehmke.
Com o lançamento do álbum A Twist in the Myth, pode-se ver a banda com um estilo diferente, deixando um pouco de lado algumas influências do início de sua carreira.
Recentemente, no dia 30 de Julho de 2010, a banda lança oficialmente seu novo álbum, At the Edge of Time. Com o seu primeiro single (A Voice in The Dark), e fazendo parte do game "Sacred II: Fallen Angel" com a música Sacred Worlds .



Integrantes do Blind Guardian ao longo do tempo

Hansi Kürsch - vocalista (desde 1984), baixista (1985-1995)
André Olbrich - guitarrista (desde 1984)
Marcus Siepen - guitarrista (desde 1987)
Frederik Ehmke - baterista (desde 2005)

Formação atual - Membros Não-Oficiais

Oliver Holzwarth - baixista (estúdio e ao vivo) (desde 1997)
Michael Schüren - tecladista (ao vivo) e piano (estúdio) (desde 1998)

Ex-integrantes

Como Lucifer's Heritage

Markus Dörk - guitarrista (1984 - 1986)
Hans-Peter Frey - baterista (1985 - 1987)
Christoph Theissen - guitarrista (1986 - 1987)

Como Blind Guardian

Thomas "Thomen" Stauch - baterista (1985 - 1986, 1987 - 2005)

Artistas convidados

Kai Hansen - vocalista e guitarrista (1989 - 1992)
Mathias Wiesner - tecladista (estúdio) (desde 1989)
Thomas Hackmann - vocal de apoio (desde 1989)
Rolf Köhler - vocal de apoio (desde 1989)
Olaf Senkbeil - vocal de apoio (desde 1998)
Billy King - vocal de apoio (desde 1990)

Discografia

Como Lucifer's Heritage

Symphony of Doom (demo, 1985)
Battalions of Fear (demo, 1986)

Como Blind Guardian

Battalions of Fear (1988)
Follow the Blind (1989)
Tales from the Twilight World (1990)
Somewhere Far Beyond (1992)
Imaginations from the Other Side (1995)
Nightfall in Middle-Earth (1998)
A Night at the Opera (2002)
A Twist in the Myth (2006)
At the Edge of Time (2010)

Singles

"A Past and Future Secret" (1995)
"Bright Eyes" (1995)
"Mr. Sandman" (1996)
"Mirror Mirror" (1998)
"And Then There Was Silence" (2001)
"The Bard's Song (In the Forest)" (2003)
"Fly" (2006)
"Another Stranger Me" (2007)
"A Voice In The Dark" (2010)
[editar]Coletâneas
The Forgotten Tales (1996)
[editar]Álbuns ao vivo
Woodland Rock ( Live at Frankfurt ) (1992)
Tokyo Tales (1993)
Live (The Bard's Tavern) (2003)


Videoclipes

Another Stranger Me
Bright Eyes
The Bard's Song (In The Forest)
Mirror Mirror
Mr. Sandman
A Voice in the Dark

DVDs

Imaginations Through the Looking Glass (DVD, 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário