ROCK OITENTISTA

Loading...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"ECHO & THE BUNNYMEN"


Echo & the Bunnymen é uma banda inglesa de pós-punk formada em Liverpool, em 1978. Entre suas influências destacam-se The Beatles, The Velvet Underground e The Doors. Bandas influenciadas incluem The Jesus and Mary Chain, The Mission e Interpol.
As origens da banda remontam ao final dos anos 70, quando Ian McCulloch, Pete Wylie e Julian Cope formam os The Crucial Three. Em 1977, Wylie e Cope deixam o grupo para criar os Teardrop Explodes e os Whah!, respectivamente.
Em 1978, McCulloch, juntamente com Will Sergeant, criam o duo Echo, utilizando uma caixa de ritmos em substituição da bateria. No mesmo ano, o baixista Les Pattinson junta-se à banda, e realizam o seu primeiro concerto ao vivo no clube Eric, em Liverpool, com o nome Echo & The Bunnymen.
No ano seguinte, em 1979, a banda lança o primeiro single, Pictures on My Wall, e o sucesso deste dá-lhes um contrato com a editora Korova. O baterista Pete de Freitas entra para o grupo.

Em 1980, gravam o primeiro álbum de originais, Crocodiles que, juntamente aos dois trabalhos seguintes, Heaven Up Here e Porcupine, lhes trás reconhocimento. Porcupine chega ao #2 das tabelas do Reino Unido.
O álbum de 1984, com o single Killing Moon, entra, mais uma vez, para o Top Ten das tabelas, atingindo a quarta posição, no Reino Unido,
e entrando para o Top 100, nos EUA.
Três anos depois, os Echo & the Bunnymen lançam novo álbum que atinge a posição #51 nos EUA, o melhor lugar até à data, e o quarto lugar no país natal. No entanto, o álbum não apresenta nenhuma evolução nos trabalhos da banda, e McCulloch abandona o grupo para trabalhar a solo. Em 1989 edita Candleland, e no ano seguinte Mysterio. Neste período, Noel Burke substitui McCulloch nos vocais, e lançam Reverberation.
Em 1994, McCulloch forma os Electrafixion com Will Sergeant. Mais tarde, em 1997, é a vez de Pattinson se juntar, e de novo reúnem os Echo & the Bunnymen.

Integrantes Formação original

Ian McCulloch - vocal
Will Sergeant - guitarra
Les Pattinson - baixo
Pete de Freitas - bateria

Outros integrantes

Mark Fox - bateria
Noel Burke - vocal (em Reverberation)
Damon Reece - bateria
Jake Brockman - guitarra e sintetizador

Discografia

1980 - Crocodiles
1981 - Heaven Up Here
1983 - Porcupine
1984 - Ocean Rain
1987 - Echo & the Bunnymen
1990 - Reverberation (Com Noel Burke nos vocais)
1997 - Evergreen
1999 - What Are You Going to Do with Your Life?
2001 - Flowers
2002 - Live in Liverpool
2005 - Siberia
2006 - Me, I'm All Smiles (Live)
2009 - The Fontain

Nenhum comentário:

Postar um comentário