quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"TIM MOORE"


Tim Moore é um cantor e compositor norte-americano que gravou cinco álbuns de relativo sucesso. Músico autodidata, Moore cresceu na Filadélfia, onde foi para a escola de arte e começou a tocar suas músicas em casas de café locais. Sua carreira começou como cantor de rock e guitarrista com a banda DC & the Senators, uma banda cover que abria shows de rock na Philadelphia Arena. Durante esse período inicial, ele também tocou bateria com a banda de blues Woody Truck Stop, a primeira banda de Filadélfia a se apresentar semelhante a Todd Rundgren. Produzindo mais e mais músicas durante esse tempo, ele e um amigo, Jeff Scott, formaram o The Muffins, o primeiro grupo a tocar e gravar canções originais de Moore, muitas das quais ele escreveu para Scott. O The Muffins teve um pequeno sucesso nos EUA e fez aberturas de shows para Lou Reed e os Velvet Underground por uma semana no clube Philadelphia's Trauma Psychedelic.
Após a dissolução do The Muffins, Frank Zappa ouviu canções de Moore e descobriu que elas eram harmonicamente mais avançadas para a época e o levou a Nova York com a intenção de contratá-lo para a Bizarre Records. Tim Moore se recusou a assinar durante a programação de turnê e Zappa teve de produzir o próprio álbum.
Moore voltou à Filadélfia e trabalhou como argumentista e guitarrista em sessões com Thom Bell, Gamble e Huff e outros produtores de Philly Soul. Durante este tempo, Moore viveu ao lado de Daryl Hall no centro da Filadélfia, onde ambos conseguiam se manter como escritores. Hall e Moore escreveram o material para uma banda que fundaram, a Gulliver, banda esta que lançou um LP pela gravadora Elektra Records.
Após a dissolução da Gulliver, Moore se mudou em seguida para Woodstock, Nova York, cidade natal de Bob Dylan, The Band e Van Morrison, buscando uma abordagem mais pessoal à sua música. Moore fechou um acordo com os registros ABC-Dunhill e produziu o primeiro single, "A Fool Like You" (1972). Em 1973, ele se juntou com o produtor Nick Jameson para gravar seu primeiro álbum solo, "Tim Moore", que foi lançado pelo selo Gulf + Western, subsidiária da Famous Music. Jameson forneceu-lhe o estúdio dos Beatles como se ele tivesse procurado por muito tempo. Pela primeira vez, Moore montou sua própria música como multi-instrumentista, camadas de teclado, guitarra e partes de baixo mais faixas de bateria por Bernard Purdie e Russ Kunkel. Três singles, "A Fool Like You", "Second Avenue" e "When You Close Your Eyes", fizeram muito sucesso nos EUA e no Reino Unido. Mas como "Second Avenue" foi liderando as paradas dos EUA, a distribuidora do álbum (Paramount) cessou as operações de registro. Seu único single já estava subindo nas paradas e a liberação repentina de contrato estimulou uma guerra de lances de Tim Moore entre Clive Davis e David Geffen. Até o momento em que o acordo foi para Geffen, Art Garfunkel tinha liberado uma versão concorrente do single "Second Avenue", que alcançou a posição 34 na Billboard Hot 100. Essa "batalha cover" efetivamente derrotou as chances de ambos os registros para uma batida top 10. A versão de Moore de "Second Avenue" ficou na posição 58 na Billboard.
No ano seguinte, Moore lançou "Behind The Eyes", com a sua canção mais conhecida os EUA, "Rock'n'Roll Love Letter", uma batida para o Bay City Rollers, um ano depois. O trabalho de Moore na guitarra em "Rock'n'Roll Love Letter" chamou a atenção do guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards. Os dois se tornaram amigos e Moore passou duas semanas tocando guitarra com os Stones e Peter Tosh, durante seus ensaios em Bearsville Studios.
Apesar de Moore ter assinado com base Asylum Records, ele não gravou em Los Angeles até o seu terceiro álbum, "White Shadows". Nesta coletânea, Moore teve a companhia de Michael McDonald, David Foster, Timothy B. Schmit, o baterista Jeff Porcaro, Little Feat e Bill Payne. Além deles, a banda que Tim Moore montou para a turnê americana em apoio a "White Shadows" tinha o baixista Brian Wilson, o baterista Steve Shive da Filadélfia, David Livingston na guitarra e John Melnick nos teclados.
Os álbuns de Tim Moore foram altamente elogiados pela crítica. Em outras épocas, Moore continuou a sua sina de fazer novas versões para músicas, mas com nenhuma dessas canções Moore conseguiu maior atenção do público em sua terra natal. Em vez disso, ele encontrou o sucesso fora os EUA, promovendo simultaneamente o seu quinto álbum, "Flash Forward", produzido pela Blondie, do engenheiro Rob Freeman. No final dos anos oitenta, Moore passou 75 dias em turnê no Brasil depois que sua balada romântica "Yes", do álbum "Flash Forward", foi a música número um do país e manteve a posição durante muitos meses. "Yes" era tema romântico na novela
"Selva de Pedra", da TV Globo, em 1986.
Essa música teve uma execução de sucesso similar em Portugal em 1988.
Artistas que gravaram músicas de Moore incluem Art Garfunkel ("Second Avenue"),
Cher ("Love Enough"], Bay City Rollers ("Rock'n'Roll Love Letter"), Etta James ("Charmer"), The Records ( outra versão de "Rock'n'Roll Love Letter"), Maxine Nightingale ("I Think I Want to Possess You"), Ian Matthews ("A Fool Like You"), Colin Blunstone ("I Can Almost See The Light" , "When you Close Your Eyes", "Second Avenue"), Cliff Richard ("Love Enough"), Clifford T. Ward ("I Got Lost Tonight") e Jimmy Witherspoon ("O Homem da Aviação").




Discografia

Tim Moore (1974)
Behind The Eyes (1975)
White Shadows (1977)
High Contrast (1979)
Flash Forward (1985)
Tim Moore | Behind The Eyes (2004) compilação

Nenhum comentário:

Postar um comentário