sábado, 17 de julho de 2010

" STING "


Gordon Matthew Thomas Sumner, CBE (Newcastle, 2 de outubro de 1951),
mais conhecido pelo seu nome artístico, Sting, é um músico,
cantor e ator inglês. Natural de Wallsend, em North Tyneside,
antes de sua carreira solo foi o principal compositor,
cantor e baixista da banda de rock The Police.
Vendeu ao longo de sua carreira mais de 100 milhões de discos,
e recebeu dezesseis Prêmios Grammy por seu trabalho, incluindo o seu primeiro, por "melhor performance instrumental de rock", em 1981,
e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor canção original.
Sting, que já era conhecido no Brasil como baixista do grupo The Police, tornou-se ainda mais famoso após a turnê do disco Nothing Like the Sun, realizada no país em 1987. Após um memorável show realizado em novembro daquele ano no Estádio do Maracanã, iniciou viagens pela Amazônia, onde conheceu o cacique Raoni; após essa amizade, Sting passou a defender a causa ecológica.

Sumner, filho de Ernest Sumner, um revendedor de leite, e sua esposa Audrey Cowell, uma cabeleireira. O jovem Sumner muitas vezes ajudou o seu pai com o seu trabalho. Ele foi educado na religião católica, devido à influência de sua avó paterna irlandesa. Sting abandonou uma promissora carreira como um atleta quando levou o terceiro lugar numa competição chamada 100 Yard Sprint National Junior Championship.
Sting, que é canhoto, mostrou um talento natural para a música, tocando e organizando suas próprias canções quase imediatamente depois de tocar uma velha guitarra dada por por seu tio quando tinha oito anos de idade. Tocou com bandas locais como o jazz Phoenix Jazzman, Last Exit e Newcastle Big Band, no início de sua carreira.
Suas feições foram utilizadas inicialmente como rosto e demais características físicas do personagem de HQ John Constantine, criação do escritor inglês Alan Moore que vivia na mesma cidade natal de Sting, Newcastle, na Inglaterra.

The Police

Em 1977, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland formaram a banda The Police em Londres. Outro integrante que pertenceu a banda era Henry Padovani que deixou o The Police devido a um conflito durante o festival de Mont Marsans.
O grupo ganhou seis prêmios Grammy no início da década de 1980. Seu último álbum, Synchronicity foi lançado em 1983.
Houve uma tentativa de juntar o grupo novamente em 1986 após um concerto no Live Aid. Sting propôs um novo álbum com a intenção de gravar reinterpretações de temas clássicos do grupo. A ideia não foi adiante em primeiro lugar, pela relação tensa entre Sting e Copeland e o desinteresse dos companheiros de banda. Apenas houve uma nova versão da música Don't stand so close to me gravada na coletânea Every Breath You Take: The Singles.
Em 2007 a banda se reuniu para em uma turnê comemorativa dos 30 anos do lançamento do primeiro compacto do The Police.
Sting também já se aventurou no cinema. Seu primeiro filme foi Quadrophenia lançado em 1979. Também participou de Brimstone and Treacle (1982) Dune (1983)e Feyd-Rautha (1984). Outras aparições na televisão foram em Family Guy, The Simpsons, Bee Movie e Ally McBeal

Carreira solo

Sting em 1985.Sua primeira aparição solo foi em 1981 em um show para a Anistia Internacional onde tocou "Roxanne" e "Message in a Bottle".
Sting levou uma banda apelidada de "The Secret Police" foirmada por Eric Clapton, Jeff Beck, Phil Collins, Bob Geldof e Midge Ure. Com exceção de Beck, todos trabalharam com Sting no concerto Live Aid.
Em 1982 gravou o single Spread a Little Happiness, uma reinterpretação do musical da década de 1920 chamada Mr. Cinders de Vivian Ellis.

Década de 1980

Em 1985, Sting lançou o álbum The Dream of the Blue Turtles com um elenco de músicos de jaz como Kenny Kirkland, Darryl Jones, Omar Hakim, e Branford Marsalis. O álbum apresentou o single ""If You Love Somebody Set Them Free" e teve outros hits como "Fortress Around Your Heart", "Russians", and "Love is the Seventh Wave".
Com esse álbum, Sting ganharia o Grammy de melhor álbum europeu.
Sting lançou em 1987 o álbum ...Nothing Like the Sun incluindo as músicas "We'll Be Together", "Fragile", "Englishman in New York", e "Be Still My Beating Heart", que foi dedicado a sua recém-falecida mãe. Com esse álbum, ganhou o disco de Platina Duplo. A música "The Secret Marriage" foi uma adaptação de uma melodia feita pelo compositor alemão Hanns Eisler e "Englishman In New York" foi sobre o excêntrico escritor Quentin Crisp.
Pouco tempo depois em 1988, Sting lançou Nada como el sol que foi uma seleção de cinco músicas cantadas em espanhol e português.

Década de 1990

Sting lançou em 1991 o álbum The Soul Cages, dedicado ao pai que havia falecido recentemente. O álbum tinha a canção "All this Time". No ano seguinte, casou-se com Trudie Styler e também foi concedido o título de doutor honorário em música pela Northumbria University.
Sting também fez uma aparição em "Two Rooms: Celebrating the Songs of Elton John & Bernie Taupin". Sting aparece na canção "Come Down In Time". O álbum foi lançado em 22 de outubro de 1991 pela Polydor. Em 1993, ele lançou o álbum "Ten Summoner's Tales". O álbum foi indicado para o Grammy de melhor álbum do ano, em 1994.
Sting chegou a um auge do sucesso em 1994. Juntamente com Bryan Adams e Rod Stewart, que fizeram música "All for Love" para o filme The Tree Musketeers. Em fevereiro ganhou mais dois Grammys e foi indicado para mais três.
O álbum de 1996, "Mercury Falling", estreou fortemente, mas caiu rapidamente nas paradas. No entanto, o mesmo ano Sting atingiu o Top 40 com "You Still Touch Me" e "I'm So Happy I Can't Stop Crying". Em 1997, Sting esteve também envolvido na versão feita por Toby Keith para "I'm So Happy I Can't Stop Crying" .
Ainda em 1996, Sting cantou com Tina Turner no single "On Silent Wings".
Em 1995, a música "Moonlight" foi gravada para o filme Sabrina e foi indicada ao Grammy de 1997 na categoria de melhor canção escolhida especialmente para um filme.
No ano de 1999, reapareceu com o álbum, "Brand New Day", com as músicas "Brand New Day" e "Desert Rose".

Década de 2000

Sting em Budapeste - 2000.Em 2001 ganhou outro Grammy por "She Walks This Earth (Soberana Rosa)" incluída em A Love Affair: The Music Of Ivan Lins.
Em 2002, Sting ganhou um Globo de Ouro pela canção Until… para o filme Kate and Leopold. Nesse ano,Sting foi concedido a honra de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).
No ano de 2003 lançou o álbum "Sacred Love" com a colaboração de Mary J. Blige.
A sua autobiografia foi lançada em outubro de 2004 lançada pela Broken Music. Nesse ano, Sting embarcou em uma turnê do álbum "Sacred Love".
Em 2005 participou do álbum "Monkey Business" do grupo americano de hip-hop The Black Eyed Peas
Sting participou do Live 8 em junho de 2005. Em 2006 lançou "Songs from the Labyrinth".
Em 11 de fevereiro de 2007, Sting reecontrou-se com os outros inegrantes do The Police e se apresentaram no Grammy Arwards 2007 cantando "Roxanne" e posteriormente anunciaram a turnê de reunião da banda. O The Police excurcionou pela América do Norte, Europa, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia e Japão.
Também em 2007, Sting participou da faixa "Power's Out" da cantora Nicole Scherzinger inclusa no álbum Her Name Is Nicole.
Em 2009, Sting anunciou a gravação de seu novo álbum.

Discografia

Esta discografia lista os trabalhos solo de Sting.

1985 The Dream of the Blue Turtles
1986 Bring On the Night
1987 Nothing Like the Sun
1988 Nada Como el Sol
1991 The Soul Cages
1991 Acoustic Live in Newcastle
1993 Ten Summoner's Tales
1993 Demolition Man
1994 Fields of Gold: The Best of Sting 1984-1994
1996 Mercury Falling
1997 The Very Best of Sting & The Police
1999 Brand New Day
1999 At the Movies
2001 All This Time
2003 Sacred Love
2006 Songs From the Labyrinth
2009 If on a Winter's Night

Um comentário: