segunda-feira, 27 de julho de 2009

" ASIA "


No início dos anos 80, em meio a decadência em que vivia o Rock Progressivo, alguns dos músicos mais talentosos do estilo se uniram numa nova banda, porém, com um maior apelo comercial, misturando Rock, Pop e Progressivo.

O nome escolhido foi Asia e a formação era a seguinte: Steve Howe (ex-Yes - Guitarra e Vocal), Carl Palmer (ex-ELP - Bateria ), John Wetton (ex-King Crimson, Uriah Heep - Baixo e Vocal) e Geoffrey Downes (ex-Yes - Teclado e Vocal).

O álbum de estréia, auto intitulado, foi lançado em 1982 e gerou uma certa polêmica: enquanto que os fãs mais radicais das ex-bandas dos integrantes do Asia viraram a cara para o disco devido as composições simples, o resto do mundo passou a adorá-los. Os hits "Heat Of The Moment" e "Only Time Will Tell", que virou até tema de propaganda de cigarro, impulsionaram as vendas, que chegaram a impressionante marca de 9 milhões de cópias.

O segundo trabalho "Alpha", foi lançado no ano seguinte e não obteve a mesma receptividade do primeiro. Steve Howe deixa o grupo e é substituído por Mandy Meyer (ex-Krokus).

Em 1985, gravaram "Astra". Comercialmente, o disco foi ainda pior que o anterior, e nem o vídeo "Go", conseguiu emplacar.
Perturbado com a má fase, o Asia resolve dar um tempo e os integrantes partem em carreira solo e se lançam em novos projetos. Voltam a se encontrar apenas em 1990, quando, após o lançamento da coletânea "Then & Now", iniciam uma extensa turnê mundial, passando inclusive pelo Brasil. Registram alguns shows dessa excursão e "Live In Moscow" sai no ano seguinte.

Estava na hora de lançar um inédito e "Aqua" veio 1992, trazendo alguns novos nomes no line up: John Payne (baixo e vocal), Al Pitrelli (guitarra, atualmente no Megadeth) e Michael Sturgis (bateria). Os veteranos Carl Palmer e Steve Howe aparecem nos créditos apenas na condição de convidados. Na divulgação de "Aqua", tocaram na maioria dos festivais europeus, sendo muito bem recebidos.

Em 1994, veio "Aria", sem grandes novidades. O guitarrista Aziz Ibrihim (Simply Red) substituiu Al Pitrelli, que foi para o Savatage, na turnê que se seguiu. Dois anos depois, para o lançamento de "Arena", ocorreram mais mudanças na formação: agora, além de Downes e Payne, Sturgis e Ibrihim, entraram Elliot Randall (guitarra), Luis Jardim (percussão) e Tomoyasu Hotei (guitarra).

No ano de 2002 o Asia apresentou ao público o material ao vivo “Live In The Usa", lançado em CD e DVD, e reunindo grandes sucessos da carreira da banda em um show gravado em Nova York no mês de outubro. “Silent Nation”, tão esperado novo disco de estúdio, chegou às lojas em 2004 com um repertório que trazia de volta as raizes da sonoridade da banda presentes no disco debut de 1982.

Entre inúmeras mudanças na formação, coletâneas e álbuns ao vivo, o Asia segue firme até hoje, lançando, vez ou outra, algum material inédito, para a alegria dos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário