segunda-feira, 27 de julho de 2009

" BON JOVI "


Goste você ou não, querendo você ou não, o Bon Jovi foi uma das maiores bandas do mundo.

Em meados dos anos 80, a banda liderada por Jon Bon Jovi, e então formada por Richie Sambora (guitarra), David Bryan (teclados), Alec John Such (baixo) e Tico Torres (bateria), era a maior representante do Glam Metal, movimento que marcaria boa parte do Rock, mais precisamente do Hard Rock, feito naquela época. Eles já haviam lançado dois trabalhos (Bon Jovi, em 1984, e 7800° Farenheit, em 1985), que tinham projetado relativamente o nome da banda. Mas o ápice da popularidade do Bon Jovi se deu justamente em “Slippery When Wet”.

O trabalho apresenta a essência do estilo predominante no período, e acima mencionado: uma banda, cuja imagem tinha uma forte apelo comercial, e um repertório repleto de hits radiofônicos. “Slippery When Wet” foi produzido brilhantemente pelo lendário Bruce Fairbain, que teve ao seu lado, o auxílio de ninguém menos que o hoje conceituadíssimo produtor Bob Rock. A dupla extraiu o melhor da talentosa banda: o bom e carismático cantor, e o excelente Richie Sambora estão em plena forma (tanto como músicos como compositores), David Bryan marca presença com os seus belos arranjos de teclado, e Alec John Such demonstra precisão acompanhando a pesada bateria de Tico Torres.

Impulsionado pelos hits “You Give Love A Bad Name”, “Livin’ On A Prayer” (com um marcante ‘talk-box’, tocado por Richie), “Wanted Dead Or Alive” (que tocada de maneira inovadora em versão acústica, 3 anos mais tarde no MTV Awards de 1989, daria origem à série “Unplugged” da emissora) e “Never Say Goodbye”, o álbum obteve um sucesso avassalador. A forte imagem comercial da banda, focada principalmente na beleza do vocalista ítalo-americano, caiu como uma luva para a então recém-criada MTV, que tem até hoje o videoclipe de “Livin’ On A Prayer”, juntamente com o de “Thriller”, do hoje atormentado Michael Jackson, como o recordista na permanência da liderança dos mais pedidos da emissora. O resultado geral? “Slippery When Wet” vendeu simplesmente mais de 20 milhões de cópias, somente nos EUA, e é até hoje, um dos álbums mais vendidos de todos os tempos.

Posteriormente, a banda lançou outros bons trabalhos, emplacou inúmeros hits, e aumentou cada vez mais, o já estrondoso número de fãs ao redor do planeta. Essa vitoriosa trajetória continua até hoje, com a banda sempre sabendo, de maneira impressionante, se reciclar e se adequar ao mercado fonógráfico.

Goste você ou não, querendo você ou não, o Bon Jovi não só foi, como é, e provavelmente continuará sendo, uma das maiores bandas do mundo.
FORMAÇÃO:
Jon Bon Jovi (vocal)
Richie Sambora (guitarra)
David Bryan (teclados)
Alec John Such (baixo)
Tico Torres (bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário