ROCK OITENTISTA

Loading...

domingo, 16 de setembro de 2007

" DAVID BOWIE "




Um dos maiores nomes da história do Rock. É com essa simples frase que podemos definir David Bowie. Sua importância no mundo da música é inegável, incomensurável e infinita.

A história começou quando David Robert Jones, então com 13 anos de idade, influenciado pelo som de Little Richards, começou a tocar saxofone em algumas bandas de Brixton até 1966. A partir daí decidiu se lançar em carreira solo. Conseguiu um empresário, adotou a alcunha de David Bowie e gravou alguns singles. Três anos depois, conseguiu entrar pela primeira vez nas paradas inglesas com “Space Oddit”, inspirado em “2001 – Uma Odisséia no Espaço”.

Depois disso, o vocalista começou a se firmar no cenário da época com os álbuns “David Bowie” e “The Man Who Sold The World”, regravada pelo Nirvana nos anos 90. Os anos 70 impulsionaram a carreira de Bowie em todo o mundo e ficaram marcados pelo lançamento de grandes clássicos como "Hunky Dory" e "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars", onde ele deu vida ao seu mais famoso personagem, uma espécie de alienígina andrógino, Ziggy Stardust.

Após “Young Americans”, atuou no filme “The Man Who Fell To Earth” e lançou um de seus trabalhos mais famosos, “Low”, em 1977. A década de 80 começa com “Scary Monster (and Supercreeps)” e investiu ainda mais em sua carreira cinematográficas.

Somente 3 anos depois “Let’s Dance” foi gravado e seguiu-se uma turnê mudial. O camaleão, como é conhecido, iniciou uma nova empreitada, o Tin Machine, lançando dois álbuns, em 1989 e 1991. Ainda nos anos 90, Bowie lança “Black Tie White Noise”, de 1993, que atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas, “Outside”, de 1995 e o mais eletrônico “Earthling”, de 1997.

Nessa época, Bowie saiu em turnê com o Nine Inch Nails e ez participações especiais em apresentações com o Neil Young e Pearl Jam. No ano seguinte, entrou no ar o BowieNet, um provedor de Internet criado pelo artista. “...hours”, de 1999, marcou uma volta do vocalista às raízes, com composições mais cruas e voltadas ao Rock. Alguns anos depois chegou "Heathen", iniciando o novo milênio.

David Bowie conseguiu influenciar muitas gerações e foi fonte de inspiração para grupos de todos os estilos, desde Punk, até Metal, passando pelo Pop e música eletrônica. Sua mente inovadora e atitude de vanguarda mudaram para sempre o ‘show business’. Absorvendo, incorporando e criando elementos artísticos de cada época, o camaleão interferiu em todas as artes, cantando, compondo, interpretando e criando capas, visuais e personagens inovadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário