ROCK OITENTISTA

Loading...

sábado, 22 de setembro de 2007

"MILLI VANILLI"


Milli Vanilli foi uma dupla de reggae e dance music formada por Frank Farian na Alemanha em 1988 cujos integrantes eram Fab Morvan (14 de Maio de 1966) e Rob Pilatus (8 de Junho de 1965 – 2 de Abril de 1998).
O álbum de estréia da dupla alcançou altas vendas internacionalmente e os premiou com um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990. Entretanto, o sucesso deles virou infâmia, quando o prêmio foi revogado depois da revelação de que os supostos cantores não cantavam no disco.
Farian decidiu participar dos vocais com Charles Shaw, John Davis, e Brad Howell e as irmãs gêmeas Jodie e Linda Rocco, mesmo quando ele viu que aqueles músicos eram talentosos mas invendáveis. Portanto, atraído por seu carisma, Frank escalou Morvan e Pilatus para tomarem a frente do projeto. O primeiro álbum do Milli Vanilli foi All or Nothing.
Apesar de criticado, a fama do Milli Vanilli continuou a crescer pelo mundo. All or Nothingfoi reempacotado, remixado e reintitulado para Girl You Know It's True na versão norte-americana.
Cinco singles foram lançados da segunda metade de 1988 até o início de 1990: a faixa-título, "All or Nothing", e os três maiores sucessos do grupo: "Girl You Know It's True", "Baby Don't Forget
My Number", e "Blame It On The Rain". O Milli Vanilli ganhou o Grammy de Melhor Artista Estreante en 21 de Fevereiro de 1990 por Girl You Know It's True.
Em Julho de 1989, durante uma performance ao vivo gravada pela MTV norte-americana, a gravação da
música "Girl You Know It's True" engasgou e começou a pular, repetindo parcialmente "Girl, you know it's-". De acordo com o primeiro episódio da série Behind the Music do canal VH1, que destacou o Milli Vanilli, fãs que assistiam ao show pareceram não se importar e tudo continuou como se nada tivesse acontecido, mas críticos perceberam e atacaram Rob e Fab em suas críticas sobre o show.
Ao contrário da versão internacional de All or Nothing, os créditos para a versão americana atribuíram claramente as vozes no álbum para Morvan e Pilatus, "irmãos de sangue". Devido ás dúvidas cada vez mais crescentes a respeito da fonte de talento no grupo, bem como a insistência de Morvan e Pilatus para que Farian os deixasse cantar no próximo álbum, Farian confirmou aos repórteres em 15 de Novembro de 1990 que Morvan e Pilatus não cantaram nas gravações.
Como resultado da pressão da mídia norte-americana, o Grammy do Milli Vanilli foi cancelado quatro dias depois (entretanto, seus três prêmios American Music Award nunca foi cancelado devido ao fato dos organizadores concluírem que tais prêmios lhes foram dados pelos compradores dos discos), a gravadora Arista Records os retirou do seu elenco, tal como o álbum, que teve seus masters apagados, tornando Girl You Know It's True fora de catálogo. Lojas de discos também foram proibidas de devolverem suas cópias para a Arista, e várias lojas de discos usados se recusaram
completamente de comprar cópias de outras lojas.
Depois de todos esses detalhes virem à tona, pelo menos 26 processos diferentes correram contra Pilatus, Morvan e a gravadora Arista, amparados pelas várias leis norte-americanas de proteção ao consumidor contra fraudes. Um desses processos ocorreu em 22 de Novembro de 1990 em Ohio, onde advogados entraram com uma ação conjunta, pedindo reembolso para pelo menos 1.000 cidadãos locais que compraram o álbum Girl You Know It's True. Em 12 de Agosto de 1991, uma proposta de acordo de reembolso em Chicago foi rejeitada. Esse acordo propunha reembolso para os compradores 3 dólares por CD, 2 por disco ou fita cassete e 1 para compactos. Entretanto, esse reembolso seria dado apenas como crédito para algum lançamento futuro da Arista.
Em 28 de Agosto, um novo acordo foi aprovado. O mesmo esquema de preço se manteve, além do reembolso de 2,50 dólares. Uma prova de compra, ou canhoto do ingresso foi solicitado para dar direito ao reembolso. Estima-se que 10 milhões de consumidores tornaram-se aptos para o reembolso. O prazo para pedir reembolso expirou em 8 de Março de 1992.Uma rádio de Detroit teria oferecido aos 1.000 primeiros ouvintes que mostrassem uma cópia do álbum do Milli Vanilli uma camiseta onde se lia: "Screw Milli Vanilli".
O material do segundo álbum do Milli Vanilli já tinha sido gravado e finalizado na primavera de 1990. No outono, o primeiro single "Keep On Running", pouco antes de Farian relevar a verdade sobre o Milli Vanilli.
Na última hora, a capa do segundo álbum mudada para que fossem relevados os verdadeiros cantores no lugar de Morvan e Pilatus, o título trocado de Keep on Running (nome que correspondia ao primeiro single) para The Moment Of Truth (o momento da verdade) e o nome do grupo mudado para The Real Milli Vanilli. Entretanto, o desenhista que fez a mudança esqueceu de atualizar a lombada, que ainda tem nome e título originais ("Milli Vanilli - Keep On Running").
O álbum resultante, lançado na Europa no começo de 1991, já renomeado para The Moment of Truth, gerou três singles, "Keep On Running," "Nice 'n Easy" and "Too Late (True Love)." Um cantor com visual parecido com o de Morvan e Pilatus chamado Ray Horton aparece na capa, e gravou os vocais
em quatro faixas. Adicionalmente, o álbum contava com participação de rappers: Icy Bro em "Hard As Hell" e Tammy T em "Too Late (True Love)." Uma canção de Diane Warren, "When I Die," foi regravada por vários outros artistas, incluindo o próprio Farian com o No Mercy.
Para o mercado americano, Farian decidiu evitar qualquer associação com o Milli Vanilli e re-regravou as faixas com Ray Horton nos vocais na maioria das faixas. Em 1992, RCA publicou no release do álbum como o primeiro do novo grupo criado Try 'N' B. O álbum auto-intitulado incluiu três faixas adicionais que não estavam no The Real Milli Vanilli: "Ding Dong," "Who Do You Love", e uma regravação do Dr. Hook "Sexy Eyes." Devido as siginifcativas vendas sob o nome Try 'N' B
nos Estados Unidos, um álbum levemente modificado do Try 'N' B foi lançado internacionalmente.
Enquanto isso, Morvan e Pilatus se mudaram para Los Angeles e assinaram com o Joss Entertainment Group, onde eles gravaram o próximo álbum sob o nome Rob & Fab. Quase todas as músicas foram escreitas por Kenny Taylor e Fabrice Morvan. Morvan faz a voz principal, enquanto Pilatus presenta batidas rap que ele mesmo escreveu. A voz de Morvan foi considerada ruim e muito
anasalada pelos críticos. Devido as restrições financeiras, Joss só conseguiu lançar o álbum nos Estados Unidos, o mais crítico de todos os mercados do Milli Vanilli. Um single, "We Can Get It On", foi feito para tocar no rádio brevemente antes do lançamento do álbum.
Tentativa de retorno de Farian Para salvar suas carreiras após uma série de erros, em 1997 Farian concordou em produzir um novo álbum do Milli Vanilli com Morvan e Pilatus nos vocais. Esse foi o
motivo principal do álbum de retorno de 1998 Back and in Attack. Até mesmo alguns dos músicos de estúdio tocaram, numa tentativa de trazer de volta a fama que havia rapidamente desaparecido.
Entretanto, Pilatus enfrentou uma série de bloqueios mentais durante a produção do novo álbum.
Ele passava por uma vida nas drogas e no crime, cometendo uma série de roubos e tendo passado três meses numa cadeia na Califórnia. Durante seis meses, Farian pagou a Pilatus uma reabilitação das drogas e passagens de avião para que ele retornasse a Alemanha. No dia 2 de Abril de 1998, ás
vésperas da turnê promocional do novo álbum, Pilatus foi encontrado morto de overdose de drogas num hotel em Frankfurt, aos 32 anos. As razões para um aparente suicídio de Pilatus são fortemente constestadas na mídia.
Morvan passou os anos seguintes como músico e locutor, enquanto aprimorava seus talentos musicais. Em 1998 ele foi um DJ na famosa rádio Kiis FM, de Los Angeles. Durante esse tempo, ele também se apresentou 1999 no festival Wango Tango para 50.000 pessoas no Dodger Stadium. Em 2000, Morvan participou de um documentário ds BBC sobre o Milli Vanilli, assim como no primeiro episódio do Behind the Music da VH1. Morvan passou o ano de 2001 fazendo turnê, antes de se apresentar em 2002 no recém-ianugurado Velvet Lounge no Hard Rock Café Hotel em Orlando, Flórida.
Em 2003 Morvan lançou seu primeiro álbum solo, Love Revolution.
Em 2006,
foi lançado o álbum "Greatest Hits" do Milli Vanilli.







Nenhum comentário:

Postar um comentário