ROCK OITENTISTA

Loading...

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

"A-HA"


O A-ha foi formado em 1983 quando Mags e Paul (que já se conheciam desde crianças) conheceram Morten, que já tinha uma banda com o irmão Hakkon. Assim, os 3 gravaram demos e foram para Londres procurar gravadoras. Depois de ouvirem muitos "nãos" eles gravaram seu primeiro álbum, o Hunting High and Low e fizeram muito sucesso com o clip da música Take on me, em 1985, muito premiado ganhando todos prêmios de clip do ano, foi eleito pelo público, numa votação da VH-1, com mais de 100 mil participantes, como o terceiro melhor clip de todos os tempos. Take on me, também foi seu single de maior sucesso, chegando a atingir o top em nove países. Esse single também conseguiu outro feito, saíram duas versões em dois singles diferentes, eles ocuparam o primeiro e o segundo lugar ao mesmo tempo na parada na Noruega. Depois disso, The Sun Always Shines on TV, foi outro grande sucesso, o único single do A-ha a conseguir o primeiro lugar top Oficial inglês (Take on Me foi o primeiro do top da NME, mas não liderou o oficial). Singles esses com muitas versões, 12", remixes, dubs, e sempre ótimas versões, eles são o marco do technopop norueguês, com suas pitadas New Romantics, mesmo após quase decretada a morte do estilo na Inglaterra em 84, mas como o Alphaville na Alemanha, o A-ha correspondia a essa movimento, podemos chamar talvez de pós-new romantic, embora a característica seja bem parecida, letras ultra-românticas, sintetizadores de primeira qualidade em todas as músicas, o A-ha foi um dos marcos do technopop na segunda metade da década de 80.

Após esse estouro com Take on Me, ganharam muitos prêmios, inclusive um Grammy, gravaram outro ótimo álbum, Scoundrel Days, compuseram o tema de um filme do 007 - The Living Daylights, que após o single saiu no álbum Stay on These Roads em 88. No ano seguinte fizeram sua primeira tour sul-americana, fazendo vários shows inclusive no Brasil (hoje há uma campanha aberta para trazê-los de volta, participe!). East of the Sun, West of the Moon, foi aclamado pela crítica. Dois álbuns foram lançados exclusivamente na discografia brasileira, On Tour in Brazil, e Best in Brazil. Mas não soi só aqui que ganharam coletâneas, em Headlines And Deadlines, encontramos seus maiores hits internacionais até então. Depois lançou Memorial Beach, e em 2000 gravaram seu sexto álbum, o Minor Earth, Major Sky.

Um pouco sobre cada um...

Morten Harket: O líder e vocalista do A-ha nasceu dia 14/09/1959 em Kongsberg, Noruega. Sua mãe, Henny, é professora e seu pai, Reidar, é médico. Morten tem 3 irmãos: Gunvald, Hakkon e Kjeitil e uma irmã, Ingunnd. Morten já estudou teologia, faz coleção de borboletas e orquídeas e adorava subir em árvores quando criança. Foi casado com Camilla Malqmist com quem teve 3 filhos.

Pal Gamst Waaktaar: O guitarrista da banda, hoje Paul Waaktaar-Savoy, nasceu em 06/09/61 em Oslo, capital norueguesa. Ele tem apenas uma irmã, Tongve. Paul é tão tímido que seu primeiro beijo foi aos 18 anos! Hoje está casado com a norte-americana Lauren Savoy desde o dia 21/12/1991 e com quem tem um filho, Augie, que nasceu em 03 de agosto de 1999.

Magne Furuholmen: O tecladista do grupo, mais conhecido como Mags, nasceu dia 01/11/1962 também em Oslo. Seu pai, Kaar, músico como ele, morreu em um acidente de avião quando Mags tinha apenas 05 anos. Sua mãe, Annelise, secretária, casou-se novamente e teve mais dois filhos: Torstein e Trygve. Magne tem uma irmã legítima, filha de seu pai,a Leena. Além da música ele também tem paixão por pintura e está casado com sua primeira namorada, Heidi, com quem tem dois filhos.


Um comentário: