sexta-feira, 14 de setembro de 2007

" MIDNIGHT OIL "


Midnight Oil é um grupo australiano de rock cujas canções têm, em geral, um cunho ativista de proteção ao meio ambiente e de viés de esquerda.

O proprio rock australiano se confunde com o Midnight Oil. Liderados pelo emblematico Peter Garret a banda (que encerrou atividades em 2004) sempre usou de um som poderoso, muito influenciado pelo punk rock e pela new wave dos anos 80, com letras de cunho político sem pedantismos. As causas sociais do povo aborigene, a degradacao das florestas australianas e a propria destruiçao do mundo que vivemos eram os temas do MidnightOil. "Beds Are Burning" ja dizia tudo: "Queimamos nosso proprio berco", "Dead Heart" (uma das mais lindas canções dos anos 80) celebra a vida,"Truganini" é um emocionado tributo para a ultima aborigene da Tasmania (presa numa corrente e posta como item de museu vivo, ela morreu apos uma greve de fome no comeco do século XX), "Forgotten Years" fala das mortes na 2a. Guerra Mundial; enfim, tudo aliado a uma bela melodia, as vezes furiosa, as vezes melodica.
Um dos melhores grupos do chamado "rock australiano" que alegrava as festas de surfistas, mas que também tentava dizer algo num mundo tao indiferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário